domingo, 8 de janeiro de 2012

Português Claro

Recebi há uns tempos o link para esta palestra (talk), que ouvi com interesse e atenção crescentes, pensando desde logo na sua utilidade para vós, alunos.
Trata-se de uma mensagem importante sobre a eficácia comunicativa e o direito de entender e de ser entendido.
Mas vai para além disso, na medida em que reflete sobre o estado da nossa portuguesa iliteracia e ainda nos incita ao exercício dos nossos direitos e deveres de cidadãos. Sem ser chata.
Ora vejam!


Repararam??? Os conselhos de escrita são em tudo semelhantes aos dados nas aulas...
Não prescindam, pois, de exercer o vosso direito e dever de cidadania.

2 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Excelente vídeo, Elsa, que eu já surripiei para o meu blogue. Espero que os teus alunos o saibam aproveitar.
Eu própria vou indicá-lo aos meus pequeninos.... porque de pequenino se torce o pepino!
Beijos grandes com saudadinhas...

EMD disse...

Podes crer que tu também estavas no meu pensamento, quando postei este vídeo.
Obrigada a ti, que não te "limitas" a ser professora de História.
Se todos fossem como tu, se todos os educadores tivessem a tua preocupação-amor pela língua que nos embalou o berço, se todos como tu velassem incansavelmente pela correção, adequação e clareza dos usos linguísticos, certamente teríamos, já, uma população mais consciente da necessidade de compreender e ser compreendido.
Infelizmente, parece-me que também neste aspeto vamos de mal a pior.
Quanto à "partilha generosa" - olha quem fala! a partilhadora -mor - querida amiga, a minha casa é tua, dispõe sempre.

Um abraço grande cheio de saudades dessa pronúncia do norte.:)